Picos de Todos Nós!

A Prefeitura precisa ser capaz de enxergar a população como um todo, mas também ter um olhar atento para cada um. Além de cuidar da cidade, cuidar das pessoas. Fazer o que precisa ser feito para conseguir atender às novas demandas que surgem. Portanto, fazer também o que nunca havia sido feito. Um processo de mudança que começou no planejamento e na atitude, chegando a ação concreta. Em todos os bairros conseguimos entregar algum benefício. Temos uma marca concreta em cada canto da cidade. Temos mais asfalto e calçamento para os bairros Pedrinhas, Parque de Exposição, Junco, Morada Nova, São José, Boa Vista e Centro, isso só para citar alguns. Entregamos este ano as UBS’s dos bairros Aerolândia e Morrinhos. A comunidade do bairro Morrinhos também recebeu uma quadra poliesportiva novinha!

A tarefa é sempre estar perto das pessoas, dialogando e realizando. Uma vida melhor precisa ser uma conquista de todos os dias, construída passo a passo e presente nos mais diversos espaços da cidade. Queremos fazer de Picos uma cidade humana. É esta cidade em que a gente quer viver. A cidade que a gente vive é a Picos de todos nós!

"No final de 2016 conquistamos o Selo UNICEF de Município Aprovado e é uma conquista de toda população picoense por termos melhorado os índices e os atendimentos nas Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. O certificado é a comprovação de que os índices sociais que medem a qualidade de vida de crianças e adolescentes em Picos melhoraram desde a nossa gestão.”

Pe. José Walmir de Lima,
Prefeito de Picos - PI.

Documentário

Hoje, o picoense comemora seu jeito de morar numa cidade que é nossa, mas que também é de todos. De todos as pessoas, lugares e amores. Conheça diferentes jeitos de morar numa Picos de todos nós!

Projeto Arte em Toda Parte

O projeto Arte em Toda Parte é idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura que busca a valorização dos artistas locais e oferece um espaço de lazer e inclusão cultural.

Em 2017 cinco edições foram realizadas em quatro bairros da cidade: Pedrinhas, Centro (Praça Josino Ferreira), Boa Vista e Morada do Sol.

Ao todo, mais de cinquenta artistas e grupos culturais se apresentaram no projeto. Além de apresentações culturais, o Arte em Toda Parte conta com espaços para Exposições Literárias, Artesões, Espaço Criança, Espaço Saúde, Exposição de Fotos, Varal de Poesias e muito mais.

A cada edição, mais de 500 pessoas participam do projeto como expectadores.

Oficinas da Casa de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura, através da Casa da Cultura, oferta seis oficinas para a população: Violão, Violino, Zumba, Aeróbica, Ballet e Dança de Salão. Mais de 400 alunos estão matriculados nas oficinas. O ponto de culminância da Casa de Cultura é o Grupo Sinfonia, formado por alunos que se destacam e seus professores de Violino e Violão.

Ações de combate ao trabalho infantil

Durante o ano a Secretaria do Trabalho e Assistência Social idealizou diversas ações no combate ao trabalho infantil.

As ações foram voltadas para as crianças da Casa Aliança, Jovens do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Parque de Exposição e do bairro Morada do Sol.

Picos Radical

Picos Pro Race (PPR) surgiu em 2013 no intuito de fomentar a prática esportiva do ciclismo, como também criar um evento que virasse referência no Estado e em todo o país.

O PPR é um dos principais eventos esportivos apoiados pela Prefeitura de Picos. O evento gera renda ao município, principalmente na rede hoteleira, bares e restaurantes. Os atletas participam de trilhas repletas de belezas naturais.

Mais Esporte

A quadra poliesportiva do bairro Ipueiras recebeu arquibancada , muro, proteção atrás das traves e teve o piso recuperado. A pintura também foi refeita.

A quadra beneficia centenas de pessoas do bairro, principalmente as crianças que participam das escolinhas de futsal.

UPA 24h

Uma obra orçada em R$ 3,5 milhões, a UPA 24 horas - Unidade de Pronto Antedimento - será entregue à população em breve. A UPA funcionará como um pronto-socorro, com equipe especializada na área de urgência, o que permitirá mais humanização e qualidade no atendimento.

CTA

CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos realizou até o momento:

  • 12.428 exames de HIV;

  • Entrega de 60 mil preservativos masculinos;

  • Entrega de 10 mil preservativos femininos;

  • Entrega de drogas antirretrovirais para 263 pacientes portadores do vírus HIV.

CLISAM

A CLISAM – Clínica Integrada de Saúde da Mulher realizou de janeiro a outubro de 2017 o atendimento de 2.197 mulheres na cidade de Picos. Os números abrangem consultas médicas nas áreas de ginecologia, de obstetrícia, além de exames de colposcopia.

Cultura e Esportes em um só lugar

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUS) do bairro Morada Nova é uma das maiores obras do município e beneficiará os jovens, que irão desfrutar de várias modalidades esportivas na Praça de Esportes.

O CEUS contará com quadra poliesportiva coberta, pista de skate, pistas de corrida e de caminhada, equipamentos de ginástica e um Cine Teatro.

Maquinário agrícola para ajudar o homem do campo

A Prefeitura recebeu uma patrulha agrícola, oriunda de emendas parlamentares. Os maquinários são: Quatro tratores agrícolas de 75 CV, três grades aradoras, três carretas agrícolas, três batedeiras de cereal e três plainas.

O maquinário será usado em todas as regiões da zona rural do município para a realização de serviços de aração de terras e colheita de produtos.

Prefeitura distribui 2,1 toneladas de sementes em 2017

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, distribuiu no início do ano aos agricultores 600kg de milho e 1.500kg de feijão.

Agricultores das comunidades rurais do município receberam as sementes e realizaram o plantio durante a safra deste ano.

SaLiVaG

Em sua 5a edição, o Salão de Livros do Vale do Guaribas (SaLiVaG), evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Picos, apresentou números que superaram as expectativas da organização. Faltando quase um mês para o evento as inscrições já estavam esgotadas. O auditório, que em anos anteriores, possuía 300 lugares, este ano comportou 500 pessoas. Além disso, foram comercializados entre os dias 13 e 17 de setembro, mais de 6 mil livros, foram lançadas 36 obras e o público estimado foi de 45 mil pessoas. Nomes importantes estiveram entre os palestrantes como: Roberto Cabrini, Gabriel O Pensador, Rodrigo Santos e Celso Antunes.

1a Academia Municipal Estudantil de Letras do Piauí - AMEL

Durante o 5o SaLiVaG, a Secretaria Municipal de Educação de Picos em parceria com a Academia de Letras da Região de Picos (ALERP) e o Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), fundaram a primeira Academia Municipal Estudantil de Letras (AMEL). Na oportunidade foi dado posse aos primeiros cinquenta alunos integrantes da AMEL.

Foram apresentadas ao público as cinco primeiras escolas municipais a dar início ao projeto: Escola Municipal Borges de Sousa, Escola Municipal Timóteo Borges, Escola Municipal Padre Madeira, Escola Municipal Tia Celeste e Escola Municipal João de Moura. O objetivo da criação desse projeto, é fomentar o hábito da leitura e incentivar a escrita nas escolas.

Residencial Lousinho Monteiro: 500 famílias com novo endereço

No mês de novembro as casas foram vistoriadas pelos moradores, sendo que o teste individual foi realizado pelo setor de engenharia do Banco do Brasil, que enviou uma equipe de São Paulo. As casas devem ser entregues em data a ser marcada pelo Ministério da Cidades.

Residencial Antonieta Araújo muda a vida de 384 famílias

384 famílias receberam as chaves dos apartamentos do Residencial Antonieta Araújo, localizado no bairro Belo Norte, em Picos. Os beneficiários foram pessoas que viviam em situação de vulnerabilida de e em áreas de risco.

“Não tem nem comparação a felicidade que estou. Eu morava em casa de aluguel, em um quartinho bem pequeno e hoje já estou com as chaves em mãos e gostei muito do apartamento.”

Osmarina Gonçalves de Araújo

Mobilidade Urbana: Mais de 59.000m 2 de calçamento foram concluídos

Comunidades da zona rural também foram beneficiadas com obras de calçamento. O povoado Coroatá recebeu 1.200m2 de calçamento, a Chapada do Mocambo foi beneficiada com 2.300m2 de calçamento. Já a comunidade Morrinhos foi contemplada com 6.900m2 de calçamento.

59.990m2

Concluídos

25.000m2

Licitados

7.500m2

Iniciados

Asfaltamento de diversos bairros

Os bairros Jardim Natal, Passagem das Pedras, São José e Boa Vista foram contemplados com obras de calçamento, feitas com recursos próprios do município. No total os bairros receberam 4.711m2 de pavimentação poliédrica.

O Bairro Umari também recebeu 6.500m2 de calçamento e a Rua Novo Horizonte, que liga o bairro São José ao bairro Ipueiras, recebeu 8.500m2 de calçamento.

Empreendedorismo no Projeto Valorizar

De fevereiro a outubro de 2017 o Projeto Valorizar gerou mais de R$ 150 mil reais em vendas para os artesãos de Picos. As exposições acontecem sempre na primeira semana de cada mês, das 8h às 17h, no Centro Administrativo, localizado na Avenida Getúlio Vargas, centro de Picos. Cerca de 132 artesãos já estão cadastrados no projeto.

Apicultura

Dentre os polos de produção e comercialização de cera e mel, Picos é considerada a região de referência da apicultura no Estado, destacando-se com o maior número de unidades beneficiadoras, de entrepostos de comercialização e de exportação. Destaque também para os apicultores, associações e cooperativas atuantes. Entre as cooperativas que atuam no município de Picos estão: A Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro - CASA ÁPIS, a Cooperativa Apícola da Microrregião de Picos - CAMPIL e a Cooperativa Apícola de Picos - COOAPI e MELCOOP. Além desses empreendimentos cooperados, Picos conta ainda, com empreendimentos particulares entre eles, o Mel Wenzel, pioneiro na exploração do mel na região.

Cajucultura

Na área da Cajucultura o município de Picos conta com a Central de Cooperativas de Cajucultores do Estado do Piauí - COCAJUPI, com oito cooperativas filiadas. A COCAJUPI e suas filiadas geram trabalho e renda diretamente para 430 famílias de pequenos produtores de Picos e região. A cooperativa possui capacidade de processamento de 1.393.920 Kg de castanha in natura e representa 253,44 toneladas de amêndoas in natura por mês. Comercializa ainda em Picos e região 3,56 toneladas, atingindo um faturamento anual estimado em R$ 1.850.000,00.

Picos mais verde: 3 mil mudas de árvores são distribuídas

Em 2017 mais de 3 mil mudas de árvores foram doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMAM. As mudas estão à disposição da população e para ter acesso basta ir até a secretaria e fazer a solicitação. Depois disso é só ir até a sementeira do município e pegar a sua muda. Estão disponíveis para a população mudas de: Ipê, Tamboril, Leucena, Caneleiro, dentre outras.

A secretaria também desenvolve ações de educação ambiental em diversas frentes, como as campanhas educativas sobre: Destinação correta de pneus inservíveis; combate a poluição sonora em bares e restaurantes; combate a poluição sonora de propagandas volantes; Projeto Rio limpo, Rio Vivo.

Este ano a secretaria promoveu o IV Concurso de Redação com o tema “Como e por que a população deve contribuir com a arborização urbana no município de Picos?”. Seis escolas particulares e 12 escolas da rede municipal de ensino participaram.

Manter a cidade limpa é responsabilidade de todos

O serviço de coleta de lixo é realizado de domingo a domingo, em todos os bairros e comunidades rurais do município. Servidores da Secretaria de Serviços Públicos estão diariamente nas ruas reforçando a limpeza na cidade.

Bairros recebem mutirão de limpeza

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Serviços Públicos, realizou mutirões de limpeza em mais de 20 bairros da cidade. Foram realizados serviços de pintura, limpeza e retirada de entulhos, melhorando a qualidade de vida da população.

60km de estradas vicinais recuperadas

Mais de 60km de estradas vicinais foram recuperados neste ano no município de Picos. Diversas comunidades rurais foram beneficiadas com as obras, melhorando a vida de quem precisa se locomover do campo para a cidade.

Picos de Luz

Ruas e Avenidas de Picos receberam, durante todo o ano, uma atenção especial em relação a iluminação pública.

Recentemente, as pontes sobre o Rio Guaribas, localizadas na BR 316, receberam iluminação, trazendo mais segurança e melhorando o tráfego dos veículos na rodovia.

Versão digital

Baixe a versão digital do Informativo da Prefeitura de Picos-PI - Nº Dezembro/2017

Expediente

PREFEITO

Pe. José Walmir de Lima

COORDENADOR DE
COMUNICAÇÃO SOCIAL

José Neto Monteiro

TEXTOS

Marta Soares
Romário Mendes

REVISÃO

Mayara Ferreira
Sheyla Fontenele
Daniel Holanda

FOTOS

Marta Soares
Romário Mendes
Sávio Magalhães

REVISTA DIGITAL

Aroldo Santos

PROJETO GRÁFICO

Marcelo Damasceno